top of page
Buscar

Entendendo mais sobre a Ansiedade

  • patricia-palmeira
  • 12 de out. de 2024
  • 2 min de leitura



A ansiedade é uma emoção universal e natural, que está relacionada, por exemplo, com o fato de estar atrasado para um compromisso e isso lhe causa um desconforto justificado. Porém quando esse desconforto passa a ser constante e injustificado, as preocupações tornam-se intensas e a pessoa não consegue lidar com essa autocobrança, chegando a comprometer as atividades diárias e o bem-estar do indivíduo, essa ansiedade torna-se um problema.


Sob a perspectiva da psicologia, a ansiedade é um estado de alerta e apreensão em relação a eventos futuros, a imprevisibilidade e a incerteza, são seus principais gatilhos.



Sintomas da Ansiedade

Os sintomas da ansiedade podem variar em intensidade e tipo, sendo os mais

comuns:


Sintomas físicos

Taquicardia, sudorese, tremores, tensão muscular, dores de cabeça, dificuldades para respirar, náuseas, diarreia e insônia.


Sintomas emocionais

Preocupação excessiva, irritabilidade, dificuldade de concentração, sensação de angústia, medo, impaciência, sensação de estar sempre alerta e dificuldade em relaxar.


Sintomas comportamentais

Evitação de situações que causam ansiedade, dificuldade em tomar decisões, agitação, dificuldade em controlar a raiva e comportamentos compulsivos.


É importante ressaltar que a ansiedade é um transtorno tratável e que buscar ajuda profissional é fundamental para melhorar a qualidade de vida.

Tipos de Ansiedade

Existem diversos tipos de transtornos de ansiedade, cada um com suas características específicas. Alguns dos mais comuns incluem:


Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Caracterizado por uma preocupação excessiva e persistente, levando a uma análise minuciosa de

casa situação.


Transtorno do Pânico ou Síndrome do Pânico

Marcado por ataques de pânico inesperados, que são períodos de intenso medo ou desconforto

acompanhados por sintomas físicos intensos.


Fobias Específicas

Medo intenso e irracional de objetos ou situações específicas. O exemplo de uma fobia específica é a Agorafobia que é o medo de situações e lugares que possam causar impotência, constrangimento ou aprisionamento.


Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Caracterizado por obsessões (pensamentos intrusivos e recorrentes) e medos irracionais que levam a atitudes compulsivas (comportamentos repetitivos realizados para aliviar a ansiedade causada pelas obsessões e medos).


Transtorno de Ansiedade Social

Medo intenso e persistente de ser julgado negativamente em situações sociais.



Tratamento da Ansiedade:

O tratamento da ansiedade é realizado através da psicoterapia e em alguns casos pode-se aliar tratamento medicamentoso, e a escolha do tratamento mais adequado dependerá do tipo de transtorno, da gravidade dos sintomas e das características individuais de cada pessoa.


Psicoterapia

A psicoterapia é uma ferramenta fundamental no tratamento da ansiedade. A terapia ajudará a identificar e modificar padrões de pensamentos e comportamentos que contribuem para a ansiedade. Através do autoconhecimento, o indivíduo aprenderá a lidar de maneira saudável com as situações e pressões vivenciadas cotidianamente.


Medicamentos

Em alguns casos, o uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos pode ser necessário para controlar os sintomas mais intensos da ansiedade.


Outras técnicas

A prática de relaxamento e exercícios físicos podem complementar o tratamento e auxiliar na gestão da ansiedade.



Se você está enfrentando sintomas de ansiedade, não hesite em procurar ajuda.

 
 
bottom of page