Você sabe o que é gaslighting?
- patricia-palmeira
- 16 de fev.
- 1 min de leitura
Gaslighting é uma forma de abuso psicológico, que consiste em manipular a vítima para que ela duvide de si mesma, da sua sanidade, percepção e memória.

O abusador, segundo a sua necessidade, pode distorcer, inventar ou omitir informações, com o intuito de desorientar e descredibilizar a vítima. Pode ainda, negar a percepção da vítima, insistindo que ela está errada e que sua reação emocional é irracional ou disfuncional.
Muitas vezes o gaslighting pode ser difícil de identificar, pois na grande maioria dos casos, é um tipo de violência psicológica muito sútil, que está nos pequenos detalhes de uma relação, onde a chantagem emocional e a dependência psicológica são predominantes, tornando a vítima refém de seu algoz.
No gaslighting a vítima normalmente escuta frases como “você está imaginando coisas”, “você está louca”, ou até mesmo “você está fora da realidade”.
É um abuso psicológico perverso, contínuo e repetitivo que aos poucos vai enfraquecendo a autoestima e o discernimento da vítima, fazendo com que ela comece a questionar suas próprias atitudes e percepções e passe até mesmo a sentir-se merecedora das atitudes violentas do seu parceiro.